Vendaval acompanhado de granizo causa estragos em SC

0

Um vendaval acompanhado de granizo causa estragos no início da manhã desta quarta-feira (31), no Oeste de Santa Catarina, especialmente no município de Xaxim. De acordo com a Defesa Civil Estadual, em pouco mais de uma hora choveu o acumulado de 41,6 milímetros em Xaxim. Ainda conforme a Defesa Civil Municipal, os bairros mais afetados com o granizo foram o Santa Terezinha, Ari Lunardi e Alvorada.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, houve registro de destelhamento, queda de árvores e galhos e alagamentos em vários pontos da cidade. Desde os primeiros minutos após o registro de queda de granizo, a equipe da Defesa Civil Municipal e Assistência Social e Habitação realizam a entrega de lonas às famílias que tiveram as residências afetadas.

“Já atendemos mais de 100 famílias que necessitaram de lonas para cobrir os móveis. Nossa orientação é para que as pessoas não subam nas casas, devido ao risco de queda neste momento em que a chuva persiste. Este é a quarta ocorrência de dano causado pela chuva em nosso município em menos de um mês”, destacou  a coordenadora municipal da Defesa Civil, Eliane de Marco.

No município de Ponte Serrada, há registro de estragos em dois barracões às margens da BR-282. Em um deles, parte do telhado foi arrancado. Já em outro, a força do vento acabou destruindo completamente a estrutura de madeira. No Centro da cidade, placas de fachadas de algumas lojas foram danificadas. Também houve danos em residências. Os números ainda são levantados pela Defesa Civil.

Em Chapecó e Passos Maia, ocorreram destelhamentos e quedas de árvores em alguns bairros. Cinco rodovias na região Oeste e Meio-Oeste foram interditadas, algumas parcialmente, por causa da queda de árvores.

Aviso meteorológico

Na manhã desta quarta-feira, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso meteorológico com previsão de temporais – descarga elétrica, granizo e rajadas de 60 km/h a 90 km/h – na manhã e tarde desta quarta-feira em todas as regiões de SC.

No Oeste e Meio-Oeste, a previsão é de chuva moderada a forte em alguns momentos, com acumulado de 80 a 100 mm em média entre a manhã desta quarta-feira e a manhã de quinta-feira, podendo ocorrer pontuais acima. Nas demais regiões, o acumulado de chuva deve ficar entre 50 e 70 mm.

O tempo é influenciado por um sistema de baixa pressão no oeste do estado e pelo avanço de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Por Diário do Alto Vale

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here